sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Stand-Up Comedy: Humor rápido e Inteligente

Emocionada. Isso, realmente estou bem emocionada. E a culpa é de vocês! Pô, ameeeeei os comentários do último post, de coração! Pareciam verdadeiros, sinceros. Não, porque existem pessoas e pessoas. Aquelas que logo que batemos os olhos, sabemos que não são de confiança. E também aquelas que transmitem uma coisa boa, possuem uma "aura" diferente. E vocês possuem uma "aura virtual" super positiva! Vocês não têm noção (ou têm) de como é bom acordar, abrir os comentários e lê-los, um por um, com um sorriso enorme no rosto! É como se eu realmente tivesse amigos, pois de uma certa forma, não deixam de ser, por conhecerem um pouquinho de como eu sou e compartilhar comigo cada fase por qual eu passo. AMO os blogs de todos vocês, leio cada atualização e sempre gosto de dar minha opinião. E isso é muito bom, já aprendi muita coisa por esses blogs afora. Enfim, estou feliz por ter descoberto esse Universo Paralelo das postagens.

Mas, mudando de assunto, hoje resolvi falar um pouquinho sobre um gênero que eu AMO (quanto amor hoje, heim?): Stand-Up Comedy. Quem nunca assistiu (ou pelo menos ouviu falar sobre) CQC, Terça Insana, Diogo Portugal e afins... ? São alguns gênios desse tipo de humor, assim como Danilo Gentil (que faz o quadro do "Repórter Inexperiente" no CQC, o máximo, por sinal), Oscar Filho (além de tudo, UM GATO!), Rafinha Bastos (que apresenta o CQC) entre outros.

Vejamos uma definição "técnica" sobre Stand Up Comedy, de acordo com o Clube da Comédia: "Stand-up comedy é considerado por muitos o gênero artístico mais difícil de se executar e dominar, talvez porque mais do que qualquer outro artista, o stand-up comedian está à mercê da audiência que é um elemento integrante do ato. Um verdadeiro stand-up comedian tem de saber ajustar rapidamente sua rotina de acordo com o humor e gosto de uma platéia específica."

Resumindo: Temos um palco, NÃO temos um cenário, NÃO temos figurino (apesar de algumas excessões, como acontece na Terça Insana com Betina Botox, Dona Merda, etc.) e temos, principalmente, um profissionais de muito talento e criatividade que cativam o público por onde passam. Por blogs afora já li muitos textos dignos de uma verdadeira apresentação de Stand Up (como a Jana, por exemplo). Sou apaixonada por esse tipo de humor pela inteligência e enorme capacidade de "fazer rir" que esses caras possuem. Afinal, não é fácil você subir em um palco diante de váaaarias pessoas, de cara limpa, e contar histórias nunca ditas antes e receber em troca gargalhadas e aplausos. Tem que ter o dom! É difícil pra caramba achar os textos na íntegra desse tipo de apresentação. Mas vídeos, têm de monte! É só digitar "Stand Up" no Youtube ou acessar o Clube da Comédia e se preparar pra boas gargalhadas. Programas como o CQC são interessantíssimos pelo fato de abordarem assuntos polêmicos e de interesse público (como política, por exemplo) de uma maneira irônica e descontraída. Já o Pânico na TV, faz uma linha mais "esculachada", zuada. Ambos de muito bom gosto, por sinal. Na verdade, sou fã de carteirinha do Vesgo (Rodrigo Scarpa), do Cristian Pior (Evandro Santo) e PRINCIPALMENTE do César Polvilho (Edu Sterblitch) com aquele jeitinho todo meigo e inocente. Dô "poucas" risadas quando vejo esses monstros do humor em cena.


Me inspirando um pouco e entrando na onda, vou "tentar" criar algo que passe pelo menos perto do que se pode chamar de Stand Up (sei que a próxima vez que eu disser escrever "Stand Up" vocês vão sair desse humilde bloguinho, mas acontece que o "Stand Up", além de ser beeeem interessante, também é muito gostoso de dizer. Tente comigo: "Stand Up, Stand Up, Stand Up!"). Voltando à minha criação, para "criar" coisas eu até que mando bem, agora, sobre carros, não posso dizer o mesmo! Não, porque se você me mostrar o capô de um carro sem motor e me pedir pra chutar qual é o problema nele, eu chuto na ventoinha! Eu definitivamente não faço a menor idéia do que seria uma rebinbela da parafuseta (outra coisa DELICIOSA de se dizer). Alguém sabe me dizer o que é isso? Tudo bem que NÃO entender de carro não é lá algo tão incomum entre as mulheres. Agora, no volante, agente se salva! Bem, na verdade no meu caso talvez eu tenha pecado um pouquinho quando atropelei um ciclista enquanto saía do pátio da minha casa (fato verídico). Mas juro que a culpa não foi minha! Até hoje eu estudo a teoria daquele ser ter caído do céu, pois eu realmente não vi de onde ele saiu. Talvez a culpa não seja minha, mas sim da genética. Vocês não sabem o que é andar de carro com a minha mãe (mãe, antes de ler isso, EU TE AMO!). Sinceramente, acho que a "direção da Dona Rose" era uma das torturas em Jogos Mortais II, mas o autor (?) do filme resolveu tirar do roteiro porque nenhum dos atores concordou em dividir o mesmo automóvel com ela. Não é brincadeira não! Além de tudo, ela brinca de "caça ao buraco" enquanto dirige. É incrível a capacidade que ela tem em acertar cada buraco, com as medidas precisas de cada circunferência, exatamente no centro da erosão! É por isso que sempre que eu chego inteira bem em casa, eu dou graças a Deus algumas vezes.
Mãe, sei que você deve estar lendo isso aqui, mas você sabe que eu perco a mãe as não perco a piada!

Geeeente, se eu pedendesse do "Stand Up" pra viver, eu morreria de fome! kkkkkkkk, mas valeu a tentativa.
Final de semana chegou, graaaaaaaças a Deus! E eu tava de cama ontem. Juntou o útil ao agradável, já que esse tempinho de chuva é ÓTEMO para repousar. Mas enfim, tô melhor e na ativa!

É isso, vamo que vamo de passito!
Beijo enoooorme ;*

18 comentários:

Tata disse...

Ahh, eu amo a betina botox!

Unknown disse...

Hahahahahaha
Hahahahahaha
Ahhh Pri morri rindo.
Vc é uma graça.
Olha só adoro CQC. Acho humor e jornalismo perfeitos. Chega de notícias e comentários tão sisudos e chatos.
Adoro o fofo do baixinho Oscar Filho..que mimozinhooo.
Pegaria no colo fácil fácil.
hahahahahahahaa
Beijos querida
Adorei os elogios no in´cio aos blogs. Esta vida blogueira trás boas amizades, boas surpresas.
Enfim..teu blog foi uma delas ok?
byeeee


Dani faxina

Jana disse...

kkkkkkkkkk eu gosto desse tipo de humor, e fiquei lisongeada quanto a comparação, mas na boa não tenho talento pra isso não, é apenas a porra da minha vida que é engraçada mesmo kkkkkkkkkkkk

e sim, a vida blogueira nos traz grandes surpresas

beijos

Juliany Alencar disse...

Pri, calma! vai dar tudo certo. Como já dizem, se não tá certo é porque ainda não é o fim. hehehe
O teste eu só devo colocar no final de semana. Pois sou eu que estou elaborando e não sei se vai dar tempo de terminar hoje.

Beijossssssssssssssssss

Cadinho RoCo disse...

Posso estar enganado, mas considere a possibilidade de não ser façanha da sua mãe acertar os buracos enquanto dirige. São eles é que surgem, tal como certo ciclista, do nada. Pimenta arde é nos olhos dos outros.
Cadinho RoCo

Mariana Valente disse...

Pri, darling... Eu amooo³³³ Terça Insana... Nas reuniõezinhas que faço com meus amigos de vez em quando uma pessoa chama o outro de "filha da putinha" imitando a Cinderela... E a Betina Botox que foi citada ai acima... "Heterozinho, heterozinho" hahahaha muitooooo bom!!!

Ah, e a tentativa foi ótema... Faz um mimo pra mamãe que ela perdoa, hehehehehe...
Bom findi pra ti
;)

beijoks

Caio Miniaturas disse...

Muito bacana o seu blog (a começar pelo título!!). Adorei o texto de hoje, também sou fissurado em stand up comedy. Assino embaixo de tudo o que disse. Ah, e parabéns pela escrita leve, solta. Beijão.

ALBERGUE MENTAL
http://caioalbergue.blogspot.com

Biia (: disse...

Aiiiii Prii eu jah disse q teu blog eh perfeito neh?? e eu tb sou Arianaa (ô que interessante rsrs) õ/.. poise serio msm ;)
vey eu dei trela de rir aki com a sua mãe 'otimaaaa' motorista... vey eu dirijo bem... eu acho neh õ/

Poisee ate te add nos meus favoritos... obrigada pelo carinho e pela força s2

beijooooo ;*

Unknown disse...

Oi queriiida..
nossa teu blog é demais..adooorei ele..e fiquei muito feliz com o seu comentário.. volto aqui sempre e espero você por lááa heein =))

Um mega beijo.

Petit Petit disse...

" Quem nunca assistiu (ou pelo menos ouviu falar sobre) CQC, Terça Insana, Diogo Portugal e afins... ?"

Eu! Reaaaally! Juro. Mas já ouvi falar. Porém, eu vi um show do Chris Rock [que me disseram ser um stand-up comedy] e a-do-rei. I nome é Never Scared e tem no youtube com legenda tbm.

Ah! O seu ficou legal, po! Pode ser que você não fique rica, mas como disse uma criatura, 'dá prá tirar o do barzinho de quinta'.

Gostei, fofa!
Beijocas

Anônimo disse...

Stand Up Comedy é ótimo! Tem que ser muito bom humorista para se sustentar sem ajuda de nada.

Tânia N. disse...

Amamos o texto!

Juliany Alencar disse...

Pri, o teste já está no ar lá no blog.
Outra coisa, não dá para copiar as imagens do gigafotos. Só mesmo ver...
Terceiro: essa loira da foto lá de baixo é você???

Beijos

____________ * _________

Mulherzinha Sim!

Relata as aventuras de mulheres bonitas, independentes, profissionais de sucesso em suas carreiras e à procura de um grande amor. Ou pelo menos, um Homem para chamar de Seu!

Filosofias de botequim sobre namoros, ficantes, amizade colorida, comportamento e tudo o mais relacionado a esta atmosfera terão vez aqui.A idéia é abstrair um pouco das mazelas de ser solteira, dos homens que encontramos por aí e dar risada ou palpites de coisas que só nós, mulheres, vivenciamos e entendemos.

Vanessa Souza disse...

Hahahaha..."Caça ao Buraco" huhuhuh \o/

Acho que muitas mães brincam disso enquanto dirigem!
Adooorei!

Quanto a Stand-Up, adoooro!
Já que adoro teatro e tudo do gênero!
Terça Insana é o melhor!
Como trabalho com Turismo Pedagógico e Recreação, nós fazemos Stand-Up em campings e hotéis!

Público Adoooora...e nós...muito mais!

Mulher, mais uma vez, me divertindo com seu blog!
Beijuuu

Letícia S! disse...

AAAAAAHH eu amei TO-DO o seu post ;')
A parte que vc fala do Stand-Up principalmente. não sei se vc já percebeu, mas no canto do meu blog tem o link do blog do Danilo Gentili e vc não tem NOÇÃO DO QUANTO eu sou apaixonada por ele! NÃO, eu não sou mais uma fã que não sabe nada da carreira dele HAHA :x, na verdade eu sei TUDO da carreira dele, sabe ele é meu ídolo na boa :') já fui muito mais viciada nele, ainda sou sabe, mais nem tanto, mais eu AMO ele *---* e acho que no CQC ele tem muitas poucas matérias, sei lá, ele devia aparecer mais, AAAH enfim, eu amo ele! e acho que esse tipo de humor inteligente merece cada vez mais prestigio :D!
E você não morreria de fome não, eu ri muito quando vc falou que sua mãe brinca de 'caça ao buraco' HSIOSHAIOASHAIOSHAISOAHSIOAHS demais!
E vc já tah linkada lá no meu ok?
beijãão :*

Tathiana disse...

Sabia q ainda não assisti o CQC? Já tô curiosa pra ver. Gosto de humor (embora o meu seja um tanto peculiar e meio sarcástico).
Beijos.

Moni disse...

CQC ta dando banho no Panico kkk beijos

Alessandra Castro disse...

Ainda naum tive oportunidade de ver o CQC, na realidade ando meio que avoada quanto a tv brasileira, sériados americanos na veia nos últimos tempos. ;)